|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Este espaço destina-se ao DEBATE sobre o
Portfolio enquanto ferramenta pedagógica.
Temas Principais:
– Conceito de portfolio no âmbito educativo;
– Potencialidades desta ferramenta;
A introdução do Portfolio enquanto ferramenta pedagógica
adquire pertinência em três aspectos fundamentais. O primeiro
refere-se à contextualização da avaliação,
ou seja, a uma maior ligação da avaliação à
situação em que se desenvolveu a aprendizagem. O segundo diz
respeito à diversificação dos objectos de avaliação,
sendo estes fruto das actividades do quotidiano da sala de aula. Por fim,
e dada a natureza longitudinal do portfolio, que regista as dificuldades e
os progressos experimentados pelos alunos, evidencia-se a possibilidade de
uma verdadeira avaliação contínua. (Gonçalves,
2002).
– Articulação do uso do portfolio
com o desenvolvimento de competências;
Entre as vantagens da utilização de uma metodologia diferenciada
e diversificada de avaliação, nomeadamente o uso de portfolios,
apontam-se a relevância e visibilidade dada ao processo formativo, capturando
não apenas a sua complexidade, mas também as dinâmicas
de flutuação do crescimento do saber pessoal; o aspecto relacionado
com a reflexão sobre si e sobre a sua aprendizagem, o que conduz ao
desenvolvimento da metacognição; e ainda o seu carácter
compreensivo, que promovendo um registo longitudinal, permite detectar dificuldades,
erros e agir atempadamente na perspectiva de os superar. Além disso,
há ainda a registar que através desta metodologia se pode dar
mais atenção a toda a carga de afectos inerente à situação
de aprendizagem.
– Articulação da implementação
do portfolio pedagógico com o Portfolio Europeu de Línguas;
– Partilha de experiências de
implementação do portfolio na sala de aula.
A participação requer o registo prévio
no grupo de discussão. Para se registar envie um e-mail para:
Ou utilize o formulário no fundo desta página.
Deverá então aguardar pela aprovação
do seu registo por um dos moderadores.
Este fórum é moderado. Apenas os participantes
registados poderão enviar e receber mensagens.
Para mais informações visite:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|